Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 10286/18, do Senado Federal, que assegura às pessoas com deficiência o direito de ingressar com cão de assistência e permanecer acompanhada dele em todos os meios de transporte e em locais públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo. Apresentada pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI), a proposta estende o direito, já garantido aos deficientes visuais pela Lei 11.126/05 (Lei do Cão-Guia), às demais pessoas com deficiência e seus cães de assistência.
Existem, por exemplo, cães-ouvintes, que alertam pessoas com deficiência auditiva sobre sinais sonoros; e cães de serviço, treinados para auxiliar indivíduos com alguma outra deficiência que não visual ou auditiva, como deficiência mental, ou problemas de saúde como epilepsia ou diabetes.
Entre os cães de serviço, incluem-se aqueles para cadeirantes, treinados para ajudar em tarefas como abrir e fechar portas, chamar o elevador, trazer objetos como o telefone e o cobertor e chamar outra pessoa na casa em caso de emergência.
Tramitação
A proposta será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania; e pelo Plenário. (Agência Câmara)
Cão-Guia poderá dar assistência a outras deficiências
Posts Recentes
Projeto inclui mudos e gagos entre pessoas com deficiência
26 de fevereiro de 2019Idosos e pessoas com deficiência têm novos prazos de inscrição em programas sociais
26 de fevereiro de 2019Osteoporose atinge 10 milhões de brasileiros, alerta especialista
29 de outubro de 2018
Categorias
Tags
Aborto (1)
Artigo (1)
BPC (1)
cadeirantes (1)
Carro (1)
carros (1)
Deficientes Visuais (1)
Direitos Humanos (1)
dislexia (1)
déficit de leitura (1)
evento (1)
feira (1)
FGTS (1)
Idosos (1)
isenção (2)
Ministério do Trabalho (1)
Nissan (1)
Novidades (2)
Novo Site (1)
OrCam MyEye (1)
Próteses e órteses (1)
são paulo (1)
síndrome de down (1)
transporte rodoviário (1)
Deixar Comentário