A Secretaria do Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo divulgou as novas datas para que idosos e pessoas com deficiência entrem no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e mantenham o benefício de prestação continuada (BPC) em 2019. O programa do governo federal reúne informações de famílias em vulnerabilidade social – como características da residência, identificação de seus integrantes, escolaridade, situação de trabalho e renda – e compartilha a base de dados com os programas sociais de todos os estados. A data para inscrição varia de acordo com o mês de nascimento.
Os beneficiários que ainda não estão cadastrados no CadÚnico serão convocados em quatro lotes ao longo de 2019, conforme divulgado pelo Ministério da Cidadania. Notificações sobre as datas limites de cadastro estão sendo enviadas por carta e por meio da rede bancária. Quem for notificado e não se inscrever dentro do prazo terá o benefício suspenso.
Quem tem direito?
O BPC garante transferências mensais no valor de um salário mínimo a pessoas idosas acima de 65 anos e a pessoas com deficiência de qualquer idade em vulnerabilidade social, desde que possua m renda familiar per capita inferior a um quarto do salário mínimo vigente.
Inscrição
Para se inscrever é necessário comparecer a um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), portando o CPF do beneficiário e de seus familiares e comprovantes de renda e de residência da família. Caso não haja CRAS no município, deve-se procurar a Secretaria Estadual de Assistência Social.
Fonte: Alesp
Deixar Comentário